19 de junho de 2015

AVALIAÇÃO BECRE - acessos à biblioteca escolar
BECRE XXI sexta-feira, junho 19, 2015 0 comentários

Apresentam-se os dados estatísticos relativos aos acessos à biblioteca escolar entre setembro de 2014 e maio de 2015. A partir da compilação de registos individuais e/ou marcações de atividades na BECRE, verificadas ao longo do ano letivo, agora é possível apresentar, de forma consolidada, dados que permitem perceber...
* Quem utiliza os serviços e recursos biblioteca escolar?
* Em que contexto e com que finalidade(s) se acede aos serviços e recursos da biblioteca escolar?



Os dados mostram uma ligeira tendência anual de crescimento do número e da média diária de acessos, sobretudo assente em meses de maior solicitação e que antecedem o termo dos períodos letivos ou do ano: outubro, novembro; fevereiro e maio.
Os alunos referem* que utilizam a BECRE sobretudo para estudar e realizar trabalhos escolares (31,9%), para procurar informação na Internet (27,8 %) e/ou requisitar livros para casa (9,8%).


Naturalmente, a larga maioria (91%) dos utilizadores são alunos/adultos dos diversos cursos e modalidades. Os professores representam 8% do total de utilizadores.

Mais importante será perceber em que contextos e por que motivos os utilizadores, sobretudo os alunos/adultos, acedem à BECRE.


27% dos alunos que acederam à BECRE fizeram-no inseridos em turma, em contexto de aula e com recurso aos computadores para pesquisa, seleção e/ou produção de informação. 22% fizeram-no em atividade individual e complementar à disciplina: para elaborar um trabalho (13%) ou para estudar (9%).
8% fizeram-no para pesquisar bibliografia ou para ler e outros tantos 8% em puro lazer.
 

79% dos alunos/adultos que acedem à BECRE são de cursos em regime diurno: cursos científico humanísticos (40%) e cursos profissionais (39%). Nos cursos noturnos, sobretudo alunos/adultos de cursos EFA (12%).


O gráfico anterior permite-nos perceber que são sobretudo alunos do 10º (40%) e 11º (26%) anos e, no período noturno, adultos EFA ensino básico, 3º ciclo (8%).
Através dos registos feitos pelos próprios alunos em base de dados de registo de entrada na BECRE, é possível perceber mais apuradamente o contexto de utilização.


4 factos:
* uma parte significativa dos acessos são feitos no âmbito da disciplina de Português, configurando maior utilização dos recursos da classe 8 - 20%.
* o conjunto História A/HCA (7%) + Filosofia/Psicologia (12%) + Área de Integração... (10%) representa quase 1/3 dos acessos.
* As ciências sociais, no seu conjunto representam 14%.
* Matemática e Ciências Naturais representam apenas 12% dos acessos.

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Os dados que se apresentaram levantam algumas interrogações:

* com uma média anual de 94 acessos por dia e de 128 no mês de maio, a área disponível da BECRE - bem como o número de lugares sentados disponíveis - começa a revelar-se escassa e em número por vezes insuficiente.
Que possibilidade existe para uma futura reconfiguração/expansão?

* Existe pouco envolvimento dos alunos dos cursos em regime noturno com a BECRE.
Que estratégias diferenciadas para adultos EFA e para adultos ERS se deverão definir em articulação com os professores?

* É necessário apurar de forma mais fina as razões do fraco acesso de alunos no âmbito da Matemática/Ciências Naturais.
Os recursos disponíveis são os necessários?

CATEGORIA(S) :
Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
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