Os dados resultam de registos efetuados em base de dados própria e foram contabilizadas as requisições desde 12 de setembro até 31 de outubro de 2014.
Durante o mês de setembro foram registadas 53 requisições (15%) e no mês de outubro 290 (85%), num total de 343 requisições em 36 dias úteis.
Os recursos BECRE são utilizados sobretudo em contexto de sala de aula (219 - 64%) e as requisições domiciliárias representam 34% do total (118, numa média diária de 3,3 requisições).
Dado que as estantes da área de leitura da BECRE são de livre acesso, apenas se contabilizaram os DVD e periódicos no que concerne a leituras nas instalações da biblioteca.
Os alunos dos cursos diurnos são os principais utilizadores dos recursos BECRE: as suas requisições representam 73% do total. As requisições de recursos pelos professores representam 21% do total.
Significativo é o facto de 50% de todas as requisições terem sido feitas pelos alunos de cursos científico-humanísticos. Todos os restantes tipos de utilizador só residualmente utilizaram os recursos BECRE.
Que tipo de recursos os utilizadores requisitam, independentemente do local de consulta? Sobretudo livros (124 - 36%), dicionários (107 - 31%) e máquinas de calcular (65 - 19%), ou seja recursos inequivocamente utilizados no processo de ensino-aprendizagem e, sobretudo, em sala de aula. Os DVDs (37 - 11%) são sobretudo requisitados por professores quer para a preparação de aulas (requisição domiciliária) quer para utilização em sala de aula.
Três conclusões que poderão ser significativas:
* Os alunos de cursos científico humanísticos constituem o grupo de utilizadores que mais requisições domiciliárias efectuam (45 - 38%), seguidos do grupo de professores (39 - 33%).
* O peso do grupo de alunos de cursos profissionais é bem menor neste caso (16 - 13%) do que no geral (79 - 23%), o que claramente indica que estes alunos requisitam recursos sobretudo para serem utilizados em sala de aula.
* A BECRE está sobretudo vocacionada para a prestação de serviços de apoio - através dos seus recursos - ao processo de ensino-aprendizagem, quer na fase de preparação (sobretudo, pelos professores) quer na fase de implementação (sobretudo, pelos alunos). O peso da requisição de dicionários (107 - 31%) ou de máquinas de calcular (65 - 19%) é bem significativo!
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