Em sociedades onde não se queira perder o valor da equidade, a info-exclusão é o desafio maior da “sociedade do conhecimento”. Aqui, o problema não reside apenas nos resistentes do “mundo analógico” mas, sobretudo, na necessidade de preparação de cidadãos responsáveis e capazes de exercer a(s) nova(s) cidadanias.
Ou, como defende Edgar Morin (2002) talvez precisemos de encarar o conhecimento não como um "ready made" mas sob critérios de pertinência. Seguramente precisamos de ensinar aos nossos alunos a "condição humana" e a "identidade terrena", de os dotar de ferramentas para lidarem com a "incerteza" - ainda para mais num mundo em acelerada e, muitas vezes, imprevisível transformação e onde a crítica e a autocrítica são tão necessárias.
O vídeo apresentado por RevistaComunicar sobre a temática da "Educação para os Media", do programa Nativos Digitais da RTP2, é um bom contributo para a reflexão e debate na sociedade, no seu conjunto.
Alunos, professores e pais são agentes essenciais nesse debate.
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Texto publicado originalmente a 14.10.2011 no blogue BECRE
Disponível em http://becre-esct.blogspot.com
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