Reconhecendo a diversidade étnico-cultural da população da área em que se integra e assumindo a sua “vocação social radical” (PEE, 2008-2013), a Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (ESCT) define-se como...
Uma Escola na Sociedade do Conhecimento;
Uma Escola integradora, diversificada e respeitadora das diferenças;
Uma Escola participante das dinâmicas locais e regionais;
Uma Escola que prossiga os objectivos de rigor, qualidade e exigência;
Uma Escola disciplinadora e segura;
Uma Escola lugar de produção e extensão educativa e cultural.
Como Escola de referência a nível local, regional e nacional que pretende ser – e diariamente persegue esse objectivo – a sua missão assenta nos princípios da “Qualidade, Exigência e Rigor e Responsabilidade Cívica” (PEE, 2008-2013).
Uma Escola para todos na sociedade do conhecimento implica a ideia de serviço público de educação que privilegia o conhecimento enquanto construção de informação, reflexão, vivências e afectividades; o entendimento do aluno como ponto axial da educação e a sua aprendizagem como a finalidade e razão de ser última do serviço prestado.
A construção da cidadania pressupõe liberdade, autonomia, consciência cívica e responsabilidade na acção; e esse processo é desenvolvido diariamente na ESCT: na prática lectiva, no desenvolvimento de Projectos, na organização dos serviços e na liderança.
A procura de respostas pedagógicas para as diferentes necessidades dos utentes deste serviço público de educação (alunos dos cursos científico-humanísticos, profissionais, ensino recorrente, adultos dos cursos EFA ou em processo de RVCC) encontra-se na oferta diversificada que a ESCT e o Centro Novas Oportunidades de Cacilhas oferecem.
A inovação pedagógica, com recurso às tecnologias da informação e comunicação e alicerçada em sólidas bases científico-pedagógicas, é evidenciada pelo reconhecimento público de conhecimentos e competências dos alunos que, individual ou colectivamente, têm sido distinguidos em concursos e em exposições de trabalhos, nomeadamente nas áreas das ciências e tecnologias ou do design gráfico.
A articulação com a comunidade envolvente é prioritária na estratégia de planeamento/ acção educativas, seja pela existência de protocolos com associações locais (“O Farol”), na prossecução de projectos que envolvem alunos de outros níveis de ensino (“Projecto de Ciências Experimentais no 1º ciclo”), numa abordagem integradora da realidade intercultural (Projecto “Eu e o Outro – olhares entre culturas” e “Curso de Português para Falantes de Outras Línguas”) ou na orientação escolar e profissional (“Mini-Fórum Estudante”).
A participação dos alunos na vida da escola e a expressão da sua criatividade é apoiada pela Direcção, seja pelo contacto próximo com os delegados de turma, pelo apoio à Associação de Estudantes, a actividades propostos pelos alunos ou pelo desenvolvimento de projectos vocacionados (“Português com Vida”).
A promoção da consciência ambiental e de práticas para uma vida saudável tem sido prosseguida com êxito em iniciativas como “Cacilhas-Tejo Goes Green” ou com o Desporto Escolar (Voleibol, Futsal e Xadrez).
A Biblioteca Escolar (BECRE) organiza-se em função das necessidades de alunos e professores, estabelecendo prioridades e desenvolvendo iniciativas complementares à prática lectiva, organizadoras do acesso à informação e promotoras da construção do conhecimento.
O reconhecimento interno da excelência do desempenho escolar dos alunos, indutor de boas práticas e atitudes positivas na vida da comunidade, é anualmente consagrado pelas “Notações de Mérito”.
A Escola Secundária de Cacilhas-Tejo projecta-se para o futuro como...
Escola solidária: espaço de partilha de experiências e valores;
Escola autónoma, responsável e participante das dinâmicas locais e regionais;
Uma Escola‐espaço de formação permanente;
Uma Escola de boas práticas pedagógicas orientadas pelo princípio da exigência.
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Texto constante do painel de apresentação da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo na «Mostra Ensino Superior, Secundário e Profissional 2010», organizada pela Câmara Municipal de Almada; e publicado originalmente a 06.05.2010 no blogue BECRE. Disponível em http://becre-esct.blogspot.com.
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