No processo de avaliação em curso, a opinião dos professores revela-se essencial para a perceção de como e em que medida a biblioteca escolar - os seus serviços e os seus recursos - tem se revelado (ou não) como um apoio importante para o trabalho docente com os alunos.
No geral, procurou-se determinar a frequência, os motivos e a perceção do impacto de utilização da BECRE e dos seus recursos, quer pelos docentes quer pelos alunos.
59,8 % dos docentes usam a biblioteca escolar e os seus recursos pelo menos semanalmente e somente 7,8 % dos mesmos nunca a utilizaram. Fazem-no sobretudo para realizar trabalho profissional e pessoal (23%), para selecionar e requisitar materiais para a sala de aula (20,8 %) e/ou para a utilização dos computadores pelos alunos, em contexto de aula (19,1%).
Os docentes articulam com a BECRE sobretudo em atividades de ensino-aprendizagem, apoio educativo, estudo, recuperação... (59,8%), na seleção ou produção de materiais de apoio/recursos (58,5%), participação em projetos/programas (53,3%), integração de competências de leitura (42,9 %) ou exploração de tecnologias digitais e média (42,9%). 66,3 % dos docentes considera a sua experiência de trabalho com a BECRE como boa ou muito boa.
87,1 % considera o trabalho desenvolvido pela BECRE, no apoio à escola e na satisfação das necessidades dos professores, como bom ou muito bom:
- 85 % afirma que a biblioteca garante condições de espaço e equipamentos;
- 88,4 % afirma que a BECRE permite o acesso a turmas, grupos e alunos em atividades escolares ou de lazer;
- 80,5 % considera serem desenvolvidas atividades de articulação curricular;
- 79,2 % considera que é feito um trabalho sistemático de promoção do gosto pela leitura e de competências leitoras;
- 76,6 % afirma que a BECRE acompanha e apoia os alunos;
- 79,2 % afirma que os alunos são ajudados na exploração e uso qualificado das tecnologias, internet e média;
- 81, 9 % afirma que a biblioteca disponibiliza materiais e instrumentos de apoio ao trabalho.
- 75,4 % afirma que a BECRE trabalha com ambientes digitais e ferramentas web;
- 80,6 % refere que são organizadas atividades indutoras do desenvolvimento cultural e da formação integral dos alunos;
- 74 % reconhece o favorecimento do trabalho em rede.
Relativamente aos recursos BECRE, 79,2 % dos docentes avaliam-nos com Bom ou Muito bom, sobretudo os livros (66,3%), as obras de referência (63,7%) e a informação organizada pela biblioteca e acessível através da Internet (62,4%).
Ao nível do impacto do trabalho desenvolvido na BECRE, os docentes consideraram-no de nível bom ou muito bom...
* melhoria dos resultados escolares - 66,3%
* melhoria de competências de leitura - 59,8 %
* desenvolvimento de experiências sociais, culturais e formativas - 66,3%.
Todos os resultados do questionário aplicado aos docentes podem ser obtidos aqui.
A todos os colegas que generosamente participaram nesta auscultação...
Com o vosso gesto, contribuíram para a melhoria futura da biblioteca escolar da ES Cacilhas-Tejo!
Ao nível do impacto do trabalho desenvolvido na BECRE, os docentes consideraram-no de nível bom ou muito bom...
* melhoria dos resultados escolares - 66,3%
* desenvolvimento das literacias digitais, dos média e da informação - 56,2%
* promoção dos hábitos de leitura dos alunos - 57,8%* melhoria de competências de leitura - 59,8 %
* desenvolvimento de experiências sociais, culturais e formativas - 66,3%.
Todos os resultados do questionário aplicado aos docentes podem ser obtidos aqui.
A todos os colegas que generosamente participaram nesta auscultação...
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