No processo de avaliação em curso, a opinião dos alunos é decisiva para a perceção de como e em que medida a biblioteca escolar - os seus serviços e os seus recursos - tem se revelado (ou não) como um apoio importante para o seu trabalho escolar e a sua formação pessoal e social.
No geral, procurou-se determinar a frequência, os motivos e a perceção do impacto de utilização da BECRE e dos seus recursos pelos alunos. A opinião dos professores pode ser consultada aqui.
42,7 % dos alunos usam a biblioteca escolar e os seus recursos pelo menos semanalmente e somente 4,3 % dos mesmos nunca a utilizaram. 39,3% dos alunos utilizam-na raramente e de forma irregular.
Fazem-no sobretudo para realizar estudar e realizar trabalhos escolares (31,9%), para procurar informação na Internet (27,8 %) e/ou requisitar livros para casa (9,8%).
* 90,2 % - horário e as regras de funcionamento adequados.
* 86,6 % - espaço agradável, permitindo a utilização de grupos de alunos.
* 80,4 % - acesso fácil aos livros e à informação.
* 62,9 % - computadores em número suficiente.
* 79,0 % - é facultado apoio na procura de informação e/ou na realização de trabalho escolar.
* 62,1 % - catálogo bibliográfico é útil.
* 55,4 % - fácil comunicação com a biblioteca através das redes sociais.
Os alunos já participaram nas atividades que se listam abaixo.
Essas atividades foram dinamizadas/ articuladas/ co organizadas pela BECRE ou se concretizaram em intervenções de apoio perante necessidades expressas no momento:
Os alunos já participaram nas atividades que se listam abaixo.
Essas atividades foram dinamizadas/ articuladas/ co organizadas pela BECRE ou se concretizaram em intervenções de apoio perante necessidades expressas no momento:
* 58,5 % - aprender a pesquisar e realizar trabalhos.
* 48,2 % - apoio em tarefas e na aprendizagem de disciplinas.
* 39,7 % - utilização de programas informáticos para tratamento e produção.
* 39,3 % - avaliar recursos digitais.
* 35,3 % - participação em eventos com escritores, concursos, visitas...
* 33,5 % - aprender a publicar conteúdos e a navegar com segurança na internet e nas redes sociais.
* 33,5 % - aprender a publicar conteúdos e a navegar com segurança na internet e nas redes sociais.
Avaliam-nos com nível Bom ou Muito Bom...
* 79,4 % - obras de referência, consulta e apoio ao estudo
* 78,6 % - Livros
* 67 % - informação organizada pela biblioteca escolar e acessível online.
* 60, 7 % - vídeos
* 60,2 % - recursos digitais
* 59,8 % - jornais e revistas
* 47,4 % - música
* satisfação de interesses e necessidades pessoais e escolares - 80,5 %
* melhoria dos resultados escolares - 66,6%
* competências/saberes no uso das tecnologias, média e informação - 62,5%
* gosto pela leitura - 52,7%* melhoria de competências de leitura - 54,0 %
* participação em projetos/atividades com outras organizações - 48,7%.
Todos os resultados do questionário aplicado aos alunos podem ser obtidos aqui.
A todos os alunos e adultos dos cursos em regime noturno que generosamente participaram nesta auscultação...
0 comentários
Enviar um comentário