22 de março de 2015

Didier Ferreira e o seu «Diário poético de um empregado de balcão»
BECRE XXI domingo, março 22, 2015 0 comentários

Didier Ferreira, ex-aluno ESCT e mestrando de Estudos Portugueses (FCSH-UNL) esteve na BECRE - a 19 de fevereiro e 18 de março de 2015 - para a apresentação do seu livro «O diário poético de um empregado de balcão».

Se na primeira sessão ocorreu para o autor um momento particularmente grato, dado que se tratou do lançamento oficial do seu livro por Esfera do Caos; a segunda sessão foi particularmente elucidativa da eficaz capacidade de comunicação com alunos do ensino secundário diurno.

A 19 de fevereiro e no contexto de IN2TheFuture e do programa «Encontros», a sessão de lançamento do livro foi conduzida pelo próprio editor e por Ermelinda Toscano (Poetas Almadenses, grupo do qual Didier Ferreira fez parte) que apresentou a obra.

da esquerda para a direita: Ermelinda Toscano (Poetas Almadenses), Francisco Abreu (Esfera do Caos) e Didier Ferreira
Com a colaboração de Gertrudes Novais (presidente da SCALA) e de Amélia Cortes (autora de «O silêncio da musa»), Ermelinda Toscano enalteceu a personalidade literária de Didier Ferreira - em construção desde a publicação de alguns versos seus numa coletânea de poetas almadenses.



A assistência composta por atuais e ex-alunos da ESCT, bem como por familiares de Didier Ferreira, contribuiu para uma sessão muito emotiva: todos os presentes queriam proporcionar ao autor um noite inesquecível o que acabou por efetivamente acontecer.


Interessante foi a cobertura por parte da Televisão Popular de Angola e do programa «Gente da Banda» que, antes da sessão começar, entrevistou Didier Ferreira nas instalações da BECRE. Como se poderá verificar, Didier Ferreira não esquece as suas origens: antes as valoriza no seu processo de crescimento enquanto escritor!



A 18 de março e no contexto da Semana da Leitura 2015 («Palavras do Mundo»), Didier Ferreira deu mais um eloquente testemunho do seu percurso e, com as suas palavras, entusiasmou a assistência composta por alunos do 11º ano (Línguas e Humanidades) que não desperdiçaram a oportunidade para colocarem questões muito pertinentes e interessantes.

Lurdes Gomes e Didier Ferreira


A Didier Ferreira uma palavra final:
as portas da ES Cacilhas-Tejo e da sua Biblioteca Escolar (BECRE)
estarão sempre abertas para ti, Didier!

.....

Divulgam-se os dados da avaliação da atividade!

Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário