29 de abril de 2015

«MURAL COMEMORATIVO DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS»
BECRE XXI quarta-feira, abril 29, 2015 0 comentários

No dia 24 de abril de 2015, pelas 17 horas, foi inaugurado junto ao Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro, um Mural Comemorativo da Revolução dos Cravos. Este projeto coletivo foi pintado por alunos das escolas públicas do concelho de Almada, entre os dias 14 e 23 de abril.
O Mural que contou com o apoio do Município de Almada, foi o culminar de um projeto artístico que contou também com a participação de dois trabalhos da nossa escola elaborados pelos alunos do 10º H, pertencentes ao Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, no dia 21 de abril, e cujo resultado plástico recupera os valores do 25 de Abril através de algumas imagens simbólicas: o primeiro trabalho, tem como tema a ponte da liberdade e da democracia, que a partir de um ponto de referência - Portugal -, se prolonga para o infinito, para o desconhecido futuro.


O segundo trabalho, tem como referência principal o cravo que tem as suas raízes implantadas em Portugal. A partir dele, são lançadas escadas que convidam as pessoas a subir até ao cravo. Alguns conseguem trepar e alcançar os valores de abril; outras nem por isso, caindo e perdendo-se no espaço vazio. Daí o slogan: "conquista a tua liberdade".


Na inauguração estiveram presentes, para além dos alunos da nossa e de outras escolas, os professores envolvidos no projeto, os Diretores das Escolas, e as individualidades camarárias, entre outros convidados.

Fotografias da pintura do mural
e inauguração
poderão ser vistas clicando aqui.

Fonte:
ES Cacilhas-Tejo

César Torres
(Departamento de Artes Visuais)
CATEGORIA(S) :
Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário