15 de maio de 2015

«Para Sempre Carcóvia» de João Carlos Máximo - viagem, identidade e literatura
BECRE XXI sexta-feira, maio 15, 2015 1 comentários


João Carlos Máximo, o jovem autor de «Para Sempre Carcóvia», esteve na passada terça feira - 12 de maio - na BECRE numa feliz iniciativa de uma aluna do 11º ano e do seu professor de Português, que a equipa da biblioteca congratulou e apoiou logisticamente.
Perante uma plateia constituída por alunos de duas turmas do 11º ano - Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades - e de três professores, João Carlos Máximo revelou-nos que o seu livro, escrito aos 23 anos, foi fruto de uma experiência pessoal de estadia e viagem pela Ucrânia e do seu fascínio, no mínimo curioso para um jovem da sua idade (aliás, fruto de um comentário cheio de humor e inteligência): o documentário e o antigo mundo soviético/cultura russa.
Utilizando uma linguagem acessível aos alunos, insistiu na mensagem: devemos acreditar nos nossos sonhos e em nós próprios, persistindo neles e surpreender mesmo os mais próximos. como aliás lhe aconteceu.
As suas experiências pessoais durante o seu processo de formação - em curso com uma segunda licenciatura - têm definido as temáticas abordadas no seu livro - a viagem, a identidade (busca/preservação) e a sua escrita. Revelou que o autor que mais o influencia é José Saramago.

As inúmeras e bastante diversificadas questões colocadas pela plateia revelaram uma empatia que despertou a curiosidade dos alunos por João Carlos Máximo, pelas suas experiências, pela sua escrita, pela sua opção de ser/tentar ser escritor ... 
~~~~~~~~~~~~
Divullgam-se os dados estatísticos relativos à avaliação da atividade.


Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

1 comentário :

  1. O jovem escritor nascido e criado numa pequena Vila aos pés da Serra da Estrela vai a Cacilhas levar a sua mensagem de jovem inteligente inquieto altruísta e empreendedor! Ao ler o seu Livro "Para Sempre Carcóvia" fiquei espantada com a sua "bagagem" Cultural!
    Bibliotecas Escolares tem um papel importante na literacia dos cidadãos deste Portugal

    ResponderEliminar