8 de julho de 2015

Avaliação BECRE - requisição de recursos
BECRE XXI quarta-feira, julho 08, 2015 0 comentários

Apresentam-se os dados estatísticos relativos à requisição de recursos BECRE entre setembro de 2014 e maio de 2015. A partir da compilação de registos de requisições verificadas ao longo do ano letivo, agora é possível apresentar, de forma consolidada, dados que permitem perceber...
* Quando e em que contexto são utilizados os recursos da biblioteca escolar?
* Quem utiliza os recursos da biblioteca escolar?
* Que recursos da biblioteca escolar são mais utilizados?
* Requisições domiciliárias: quem recorre a este tipo de utilização de recursos?


Os dados obtidos igualmente permitem tirar algumas conclusões relativas à política de desenvolvimento da coleção e à gestão diária de recursos para sala de aula.

* Quando e em que contexto são utilizados os recursos da biblioteca escolar?



1. Os momentos de maior incidência na requisição de recursos encontram-se no 2º e, sobretudo, no 3º período letivo; e nos meses anteriores a momentos de classificação (novembro e maio) do primeiro e terceiro períodos.
2. Face a dados de 2013, nas requisições de recursos verifica-se um crescimento de 43%: "domicílio" (+22%), "sala de aula" (+49%) e BECRE (+78%). A média diária de requisições é de 22 recursos, o que representa um crescimento de 45% face a 2012-2013.
3. Em dois anos, o peso relativo de "sala de aula" cresceu 3% tantos quantos diminuiu "domicílio". Ver-se-à à frente que igualmente se verificaram alterações de tipo qualitativo.

* Quem utiliza os recursos da biblioteca escolar?





Face igualmente a 2012-2013, verifica-se uma alteração significativa no peso de cada tipo de utilizadores dos recursos BECRE. Agora, os alunos/adultos são 85% dos que requisitam recursos, o que representa um crescimento de 22% na sua importância. Os professores representam agora 14%, menos 21 % do que há dois anos atrás. A explicação deste fenómeno encontra-se no facto de muitos mais alunos terem requisitado, durante este ano letivo, muito mais recursos para sala de aula do que há dois anos atrás. Este crescimento ocorreu sobretudo com o recurso "livro".

* Que recursos da biblioteca escolar são mais utilizados?

O crescimento significativo verificado no número de requisições de recursos assentou sobretudo no crescimento, face a 2013, de 81% em "livro", 70% em "máquina de calcular" e 11% em "dicionário". O recurso "DVD" cresceu 3% e o recurso "periódico" diminuiu 23%.
Com as alterações verificadas, o "livro" é o tipo de recurso mais requisitado (35%), seguido de "dicionário" (30%) e "máquina de calcular" (28%). Em 2013, o "livro" ocupava o terceiro lugar, num trio liderado pelo recurso "dicionário".

* Requisições domiciliárias: quem recorre a este tipo de utilização de recursos?

Se em 2013 os alunos/adultos lideravam as requisições domiciliárias com 63%, agora representam 70% dos utilizadores BECRE que optam por este tipo/modalidade de requisição. Os professores representam agora -11%. Uma das explicações possíveis para esta alteração é o facto de ter aumentado o número de alunos que passaram a requisitar para domicílio obras de leitura obrigatória (exemplos: "Os Maias", «Felizmente Há Luar", entre outros) ou outras obras no âmbito de contratos de leitura ou para a realização de trabalhos escolares.

Do atrás analisado e demonstrado sobressaem duas conclusões finais:
* é necessário voltar a investir na atualização da coleção, nomeadamente em obras de leitura obrigatória/contrato de leitura, facto aliás referido em vários questionários de docentes do grupo de recrutamento 300.
* é necessário reforçar os recursos "dicionário" e "máquina de calcular".

José Fernando Vasco
(análise de dados e texto)
Ana Cristina Silva, Felícia Félix
(tratamento estatístico)


CATEGORIA(S) :
Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário