1 de setembro de 2014

BIBLIOTECA DA ES CACILHAS-TEJO: UMA PERSPETIVA DE FUTURO!
BECRE XXI segunda-feira, setembro 01, 2014 0 comentários

A Biblioteca Escolar da ES Cacilhas-Tejo entra hoje numa nova fase da sua existência, estabilizada que se encontra a sua gestão após cinco anos de aplicação da Portaria 756/2009 que criou a figura do professor bibliotecário.
O caminho percorrido desde 2009 foi imenso e transformou a BECRE, adaptando-a às novas necessidades diferenciadas de utilizadores diversificados: alunos, professores, assistentes e membros da comunidade local.

A partir de 2014-2015, a prioridade é conferida ao desenvolvimento de programas e projetos de promoção de competências ao nível das literacias, nomeadamente da Literacia da Informação.

Disponível para consulta na BECRE e no domicílio
Conforme muito notoriamente sublinha José Afonso Furtado em "Uma Cultura da Informação para o Universo Digital", «a actual revolução digital e a nova era da informação obrigam a reflectir sobre outros tipos de literacia, que envolvam não apenas a capacidade de ler e escrever ou efectuar cálculos, mas que tenham em conta o acesso e capacidade de manipulação dos media digitais» (ob. cit. p. 191).
Em boa verdade, hoje é absolutamente decisivo que se formem as pessoas para que elas possam «reconhecer quando a informação é necessária, e ter as capacidades para a localizar, avaliar e usar eficazmente» (ob. cit. p. 198).

A formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis e com capacidade de intervenção consciente na sociedade implica que percebamos que «a cidadania numa democracia moderna implica mais do que saber como aceder a informações vitais; implica igualmente uma capacidade de reconhecer a propaganda, a desinformação e maus usos da informação» (American Library Association, ob. cit. p. 199).

Ora, no contexto escolar do ensino secundário, cabe à Biblioteca Escolar dinamizar e mobilizar recursos para este desígnio absolutamente estruturante para o país e para cada um dos cidadãos, no microcosmos da comunidade escolar. Neste sentido, foi apresentada - no passado ano letivo - uma Proposta de Plano de Formação para Professores no Domínio das Literacias, proposta essa que obteve acolhimento favorável no Conselho Pedagógico da ESCT mas que ainda aguarda pela sua concretização.

O percurso trilhado para a Biblioteca Escolar da ES Cacilhas-Tejo a partir de 2009 teve, seguramente, obstáculos, erros de estratégia e alguns equívocos mas não deixou de transformar radicalmente a forma como a comunidade escolar e a comunidade local passaram a observar o trabalho naquela desenvolvido.

Um pequeno filme produzido em finais de 2009 - bem como o antigo blogue da BECRE - são bem o testemunho disso mesmo!


Quando se completar o segundo ciclo de 4 anos após a publicação da portaria 756/2009, certamente que o balanço do caminho percorrido reforçará ainda mais a célebre frase de António Machado (1875-1939):

«O caminho faz-se caminhando!»

A todos os alunos, professores e assistentes da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo...
Votos de um bom ano letivo!

CATEGORIA(S) :
Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário