14 de janeiro de 2015

O Currículo e as adequações curriculares
BECRE XXI quarta-feira, janeiro 14, 2015 0 comentários

As Adequações Curriculares constituem a construção das vias de acesso ao currículo, apontadas como um meio de construção de caminhos alternativos que permitem ao aluno aceder aos conhecimentos escolares. Estas devem ter em conta as diferenças existentes entre os alunos e são da responsabilidade da escola, enquanto unidade organizativa e das várias equipas de professores. O Projeto Educativo exprime a forma como a comunidade educativa toma consciência da sua própria identidade, afirma a sua autonomia e define as linhas orientadoras da sua ação educativa (Barroso, 1995). Ele deve ser executado de forma participada, dentro dos princípios de responsabilização dos vários agentes educativos e de adequação às características e recursos da comunidade em que se insere.
 Assim, as Adequações Curriculares devem surgir da constatação e reflexão da realidade da própria escola e deverão assentar numa planificação de ações adequadas, com o objetivo de melhorar os resultados educativos de cada aluno na sua individualidade, particularmente no que diz respeito a alunos com NEE.
Por outro lado, as adequações curriculares individuais devem ser realizadas, antes de mais, perante aquilo que o aluno consegue realizar junto dos seus pares e só depois aquilo que deve ser realizado de forma diferente e individualizada. É possível hierarquizar os níveis de adequação a partir dos elementos curriculares, de acordo com o grau de afastamento em relação ao currículo comum, processo este que pode auxiliar os docentes na elaboração/organização das adequações curriculares:
1º Organização do Espaço e do Equipamento
2º Estratégias e Atividades
3º Recursos
4º Avaliação
5º Duração/Tempo
6º Conteúdos
7º Objetivos/Competências

Sintetizando, adequações curriculares são todas as alterações, modificações ou transformações que a escola e os professores introduzem nas propostas curriculares do Ministério da Educação e Ciência, com vista à sua adequação ao contexto local e às necessidades dos seus alunos. Neste sentido, se entendermos como situação educativa específica, a situação de cada um dos nossos alunos considerados na sua diversidade plural, ao que nós chamamos de adequações curriculares dentro do "REGIME EDUCATIVO ESPECIAL", deverá ser o procedimento normal, "- O REGIME EDUCATIVO QUOTIDIANO"- flexibilizar, alterar, adaptar condições, tempos, atividades, estratégias, formas de avaliação, conteúdos, etc., que respeite as diferenças individuais e leve o maior número possível de alunos, a realizar com sucesso as suas aprendizagens curriculares, sendo os objetivos/competências gerais da educação os parâmetros orientadores desse "REGIME EDUCATIVO QUOTIDIANO". (Heacox, 2006).
Custódia Cunha
(professora de educação especial)
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Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
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