5 de novembro de 2014

«A biblioteca escolar do séc. XXI»* segundo Lourense H. Das
BECRE XXI quarta-feira, novembro 05, 2014 0 comentários

"Os desenvolvimentos revolucionários em educação e tecnologia, a mudança de atitude dos alunos em relação à aprendizagem e ao “pensamento económico” contemporâneo têm um impacto enorme nas bibliotecas escolares. A questão problemática colocada anteriormente não é de resposta difícil.


Sim, precisamos das bibliotecas escolares e de professores bibliotecários porque existe prova irrefutável quanto ao impacto das bibliotecas na aprendizagem, nos resultados educativos do aluno e, através deste, na sociedade e no desenvolvimento económico. Necessitamos de bibliotecas escolares fortes, com um bibliotecário escolar que seja agente dinâmico no processo de aprendizagem do aluno e no seu sucesso educativo. Existe um desafio real em jogo, não apenas para os professores bibliotecários, mas também para os gestores escolares, decisores e políticos.

Temos constatado qual o efeito da nova aprendizagem e tecnologia nos alunos. Cada vez mais estes decidirão por si como e onde aprender. Os desenvolvimentos tecnológicos oferecem numerosas possibilidades. Para além disto, a investigação também nos mostra aquilo que os alunos mais gostam relativamente à sua biblioteca - a possibilidade de encontro num ambiente agradável; para os alunos, a biblioteca escolar é um espaço social que potencia o trabalho individual ou em grupo, a troca de informação, ideias e conhecimento e o local onde podem confiar na orientação e apoio que lhes é oferecido pela equipa da biblioteca escolar.

A investigação conjunta baseada na evidência de dados mostra-nos que as bibliotecas escolares oferecem valor acrescido: contribuem significativamente para a melhoria do sucesso educativo dos alunos.

Para conseguir este objectivo necessitamos de uma visão clara (Das, 2007) acerca da biblioteca escolar para o séc. XXI.

Nesta perspectiva, a biblioteca escolar é mais do que uma sala com livros e serviços: é uma função na escola. Para executar esta função, a biblioteca escolar precisa de usar todas as novas tecnologias e de se antecipar face às novas concepções educacionais, tais como o e-learning e o m-learning. A biblioteca escolar não é apenas um centro de aprendizagem e conhecimento para os alunos, mas também o é para os professores, pessoal não docente, estruturas de gestão e, possivelmente, para os pais. Esta é o portal – físico e virtual – para todos os recursos e serviços. A nova função da biblioteca escolar pode descrever-se como “uma biblioteca escolar sem fronteiras”, uma vez que possibilita acesso permanente, a partir de qualquer ponto. Pode ser implementada de diferentes formas e, por conseguinte, garante soluções à medida para as escolas, a nível individual, aplicações inovadoras em NTIC e em concepções educacionais.

A biblioteca escolar não só estimula, potencia e facilita mas também promove a aprendizagem. Nesta biblioteca, o conteúdo importa mais do que tudo! E isto não se consegue exclusivamente com livros e computadores.

Esta biblioteca antecipa-se aos desenvolvimentos actuais e oferece numerosas possibilidades de cooperação com um vasto número de parceiros: escolas, bibliotecas públicas, museus, e outros, mas sempre tendo como ponto de partida a escola e o seu objectivo educativo. 

Esta é uma biblioteca escolar que oferece um conjunto alargado de recursos, físicos e virtuais, serviços e numerosas possibilidades para trabalhar e estudar, tanto individualmente como em grupo. É uma biblioteca onde a leitura é acarinhada e fomentada e o desenvolvimento da literacia da informação é vital. É uma biblioteca que evoluiu de “just a library” para um centro de aprendizagem e conhecimento que oferece a base para a aprendizagem ao longo da vida.

O aluno actual deseja ser o “capitão” da sua própria aprendizagem. Mas isso implica a sua orientação nesta viagem da informação. O professor bibliotecário é o guia que tudo fará para que o aluno chegue a bom porto. Se tal acontecer, a biblioteca escolar provará, sem qualquer dúvida, ser a identidade fulcral da aprendizagem, em pleno séc. XXI e no futuro."

Lourense H. Das
(Diretora da IASL Europe)

* Excerto do texto «Bibliotecas Escolares no século XXI: à procura de um caminho», publicado pela Rede de Bibliotecas Escolares na Newsletter n.º 3. Disponível em linha em http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/bib_sec_21.pdf .


Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário