16 de dezembro de 2014

Concurso Nacional de Leitura 2015 - fase ESCT
BECRE XXI terça-feira, dezembro 16, 2014 0 comentários

A Escola Secundária de Cacilhas-Tejo volta a participar no Concurso Nacional de Leitura. Para a fase de escola, foram escolhidas duas obras: «A História do Senhor Sommer» de Patrick Süskind e «O Crime do Padre Amaro» de Eça de Queirós.
A todos os alunos que já decidiram pela sua participação nesta fase do concurso, desejamos boas leituras; aos que ainda não decidiram ou que não conhecem o referido concurso, sugerimos a consulta da página oficial do Concurso Nacional de Leitura.

Para mais informações e inscrição no concurso, contactar o(a) professor(a) de Português ou dirigir-se à BECRE.

«A História do Senhor Sommer»
(1991)
Autor - Patrick Süskind

«No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador...»
A História do Senhor Sommer é uma fascinante viagem aos episódios mais recônditos da nossa própria infância - os lugares mágicos onde nos refugiávamos do mundo dos adultos, as tentativas desesperadas para nos equilibrarmos numa bicicleta demasiado grande, o receio do mau génio da nossa professora ou a primeira desilusão de amor.

«O Crime do Padre Amaro»
(1880)
Autor - Eça de Queirós

«O romance desenrola-se na província de Leiria. Este começa com a apresentação do ambiente - Leiria e a sua vida devota – e das personagens principais – Amaro e Amélia.
Depois, em analepse, volta à infância dos protagonistas para explicar a sua formação moral e educação, já que serão estes factores que irão condicionar e explicar as suas atitudes posteriores.
Amaro fica órfão muito cedo e é entregue ao cuidado de uma protectora que era uma marquesa rica. À morte desta é herdeiro de um legado, mas só na condição de se fazer padre. E lá acaba por fazer, a muito custo, o seminário.
A protecção que pede à família do conde de Ribamar, faculta-lhe um lugar como pároco em Leiria.


É aí que Amaro conhece Amélia e rapidamente se apaixonam. Esta fica grávida, situação que, naturalmente, acarretaria graves consequências para a vida sacerdotal de Amaro. Assim, num acto impensado, este mata o próprio filho, já que Amélia morre após o parto.»

Fonte:
Wook

Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário